QUEM NÃO DEVE NÃO TEME: OS ADVOGADOS DE LULA TENTARAM EVITAR QUE O PROCESSO DO EX-PRESIDENTE CHEGASSE ÀS MÃOS DE SÉRGIO MORO.

STF suspende ação de Lula para fugir de juiz Sergio Moro

Os ministros da primeira turma do STF (Supremo Tribunal Federal) suspenderam nesta terça-feira (15) a análise da ação apresentada pela defesa do ex-presidente Lula que alegava um conflito de competência entre o Ministério Público de São Paulo e a força-tarefa da Operação Lava Jato. O objetivo dos advogados de Lula é tirar da força-tarefa de Curitiba as investigações envolvendo o petista, impedindo que ele seja alvo do juiz Sergio Moro.

As investigações apuram se há relação entre pagamentos de empreiteiros ao ex-presidente e imóveis ligados a ele e o esquema de corrupção na Petrobras. No entendimento dos ministros do Supremo, a partir do momento que a juíza estadual de São Paulo Maria Priscilla Veiga Oliveira, da 4ª Vara Criminal da capital paulista, enviou a denúncia contra Lula ao juiz Sergio Moro, em Curitiba, deixou de existir um conflito de competência.

Isso porque a própria juíza retirou de sua competência o caso. O Ministério Público de SP, que chegou a oferecer denúncia contra Lula por causa do caso do tríplex, recorreu da decisão. Para os ministros, só voltará a haver um conflito se o juiz Sergio Moro rejeitar analisar o processo. Até o momento, ainda não houve um posicionamento de Moro sobre a questão.

A juíza Maria Priscilla Veiga Oliveira havia entendido que as acusações da Promotoria de São Paulo de que Lula teria cometido crimes de lavagem de dinheiro visam “trazer para o âmbito estadual algo que já é objeto de apuração e processamento pelo Juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba (PR) e pelo Ministério Público Federal”.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s