ACONTECEU AGORA: Regime sírio retoma toda a cidade de Palmira do Estado Islâmico

Patrimônio mundial, cidade era controlada por jihadistas desde maio de 2015 – Informação foi confirmada pela mídia estatal e por agências de notícias

Forces loyal to Syria's President Bashar al-Assad flash victory signs and carry a Syrian national flag on the edge of the historic city of Palmyra in Homs Governorate, in this handout picture provided by SANA on March 26, 2016. (Foto: SANA/Reuters)

Forças leais ao ditador Bashar al-Assad com a bandeira síria nas cercanias da histórica cidade de Palmira (Foto: SANA/Reuters)

As forças sírias retomaram o controle de Palmira e conseguiu expulsar neste domingo (27) os jihadistas do Estado Isâmico (EI), que haviam conquistado a histórica cidade há cerca de um ano, segundo a mídia estatal síria e a ONG Observatório Sírio para Direitos Humanos.

O Observatório Sírio para Direitos Humanos informou que ainda ouvia-se disparos na parte oriental da cidade na manhã deste domingo (horário local), mas as forças do EI abandonaram a cidade, deixando Palmira sob controle do governo.

“Após violentos combates noturnos, o exército controla totalmente a cidade de Palmira, inclusive a parte antiga e a parte residencial”, disse uma fonte militar à agência de notícias France Presse.

As unidades de engenharia do exército estão desativando dezenas de bombas e minas no interior da cidade antiga, onde se encontram numerosos tesouros históricos, em parte destruídos pelo grupo ultra-radical, segundo esta fonte.

Segundo o Observatório Sírio, mais de 400 jihadistas e ao menos 180 membros das forças do regime sírio morreram durante os combates por Palmira, que se iniciaram em 7 de março. O Observatório Sírio é uma ONG que conta com uma rede de voluntários pelo país.

As forças terrestres contaram com o apoio de aviões e helicópteros sírios e russos e artilharia, que bombardearam posições do Estado Islâmico na cidade. O presidente russo,Vladimir Putin, é o maior aliado do ditador sírio, Bashar Al-Assad. veja a matéria completa: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/03/regime-sirio-reconquista-palmira-do-estado-islamico.html

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s